Carregando
Foz Cataratas Poker Futsal é gerido pela UNIPA - União Independente de Pais e Atletas, que é uma entidade sem fins lucrativos, criada em 2010, com o CNPJ 11.840.357/0001-02, sediada em Foz do Iguaçu/PR.
A UNIPA foi declarada de utilidade pública municipal, dia 24 de outubro de 2019, com a Lei no 4798, e de utilidade pública estadual, com a lei nº 20.616, de 18 de junho de 2021. A entidade integra o Conselho Municipal de Esporte e Lazer de Foz do Iguaçu (COMEL), com a filiação 011/2020.
O NOSSO OBJETIVOé inspirar, motivar e oportunizar aos jovens a prática esportiva,visando ao resultado esportivo e social.
A ENERGIA QUE NOS MOVE é a AMBIÇÃO DE VENCER!
A NOSSA FORÇA vem da nossa UNIÃO!
SOMOS TODO UM!
Ter compometimento e foco nos resultados.
RESPEITOCada um tem o seu valor, todos são importantes.
COMPANHERISMOFazer das dificuldades a motivação para vencer.
VALENTIAEnfrentar o adversário, lutar com todas as forças e nunca se entregrar.
LEI DE INCENTIVO AO ESPORTE 11.438/2006
Processo: 58000.010874/2016-21
Proponente: União Independente de Pais e Atletas
Título: Foz Cataratas Futsal
Registro: 02PR128592013
Manifestação Desportiva: Desporto de Rendimento
CNPJ: 11.840.357/0001-02
Cidade: Foz do Iguaçu UF: PR
Valor autorizado para captação: R$ 458.045,33
Art. 1o A partir do ano-calendário de 2007 e até o ano-calendário de 2022, poderão ser deduzidos do imposto de renda devido, apurado na Declaração de Ajuste Anual pelas pessoas físicas ou em cada período de apuração, trimestral ou anual, pela pessoa jurídica tributada com base no lucro real os valores despendidos a título de patrocínio ou doação, no apoio direto a projetos desportivos e paradesportivos previamente aprovados pelo Ministério do Esporte.
§ 1o As deduções de que trata o caput deste artigo ficam limitadas: I - relativamente à pessoa jurídica, a 1% (um por cento) do imposto devido, observado o disposto no § 4o do art. 3o da Lei no 9.249, de 26 de dezembro de 1995, em cada período de apuração; Nota: A empresa poderá deduzir como incentivo fiscal ao que se refere, somente o imposto de renda devido no período da apuração, incidentes sobre a alíquota de IRPJ a 15%, assim, excluindo o adicional de IRPJ (10% alíquota) quando for o caso.
A Associação Unipa, portadora do CNPJ 11.840.357/0001-02, entidade sem fins econômicos, sediada na Rua Lisboa, 510, Jardim Alice I – Ginásio de Esportes Costa Cavalcanti, em Foz do Iguaçu, mantenedora da equipe Foz Cataratas Futsal, tem como objetivo desenvolver a modalidade de futsal, apoiando as categorias de base e o time adulto para a participação em campeonatos, em nível local, estadual e nacional. A gestão da Associação Unipa segue diretrizes de responsabilidade social, profissionalismo e transparência. Por meio da equipe Foz Cataratas Futsal, inspiramos, motivamos e oportunizamos aos jovens a prática esportiva, selecionando e aprimorando suas aptidões físicas, motoras e psicológicas, visando a resultado esportivo e social. O esporte possui um cunho social de extrema relevância e faz parte da cultura brasileira, ocupando espaço importante na vida das pessoas, principalmente das crianças e dos jovens, como reflexo da influência dos eventos esportivos divulgados pela mídia e da identificação com ídolos.
A prática esportiva é uma atividade abrangente, envolve todas as camadas sociais e engloba diversas áreas importantes para a sociedade, sendo bastante relevante na saúde, educação, aquisição de habilidades físicas e sociais, transmissão de valores, conhecimentos, atitudes e normas, entre outros pontos.
Na execução das atividades da Associação Unipa, destacamos sempre os aspectos educacionais e esportivos de modo que se possibilite aos atletas participantes a integração e a prática dos nossos valores: disciplina, respeito, companheirismo e valentia, que os seguirão ao longo da vida. Por meio da prática esportiva, os jovens também aprendem a conviver com vitórias e derrotas e a vencer com seu esforço.
Desse modo, a Associação Unipa desenvolve o esporte como meio para que as pessoas possam assimilar diversos conteúdos e adquirir valores sociais relevantes. Promovemos a integração por intermédio da prática esportiva, que consiste em quebrar algumas barreiras, e a primeira é a barreira consigo mesmo – o que proporciona autonomia, autoconfiança e independência; e a segunda é a integração com a sociedade.
Os esportes coletivos, principalmente os que exigem a elaboração estratégica, como o futsal, fazem com que os praticantes aprendam a trabalhar em equipe. Essa é uma característica que deve ser desenvolvida desde cedo e é bem valorizada no mercado de trabalho, além de importante na vida adulta em geral.
Mesmo as atividades individuais também podem despertar essa qualidade. Nenhum atleta alcança a excelência de maneira solitária. Já com a prática e a disciplina, os jovens percebem a importância de contar com outras pessoas e de trabalhar em grupo.
Ao aprender a trabalhar em grupo, esses jovens desenvolvem noções de respeito, convívio em sociedade e liderança.
Outra habilidade extremamente valorizada no mercado de trabalho que pode ser desenvolvida por meio do esporte. Ao experimentar o cargo de liderança de um time, os praticantes desenvolvem maneiras de motivar os demais jogadores utilizando os pontos fortes de cada um para traçar uma boa estratégia. Além disso, são capazes de aprender a receber sugestões e a compartilhar experiências, características de um bom líder.
A prática de esportes como determinação pedagógica é importante pois cria um senso de comprometimento. Os jovens se sentem mais encorajados a participar das atividades e a treinar para desenvolver habilidades e pensar em conjunto.
Portanto, a prática do futsal contribui para que os jovens passem a ter mais disciplina em geral. Eles aprendem a ser responsáveis e começam a compreender como é importante cumprir o que foi acordado.
Desenvolver essas características desde cedo ajuda esses jovens a ter mais responsabilidade também fora do campo esportivo. Isso se traduz em maior dedicação aos estudos, cumprir tarefas domésticas e ter mais responsabilidade no dia a dia.
A disciplina e a responsabilidade também ajudam a gerar o respeito. Esses jovens passam a entender, de maneira mais fácil, o sistema de hierarquia e as normas, melhorando o seu comportamento e a sua convivência social.
A prática esportiva também libera serotonina e dopamina no cérebro. Essas duas substâncias são responsáveis por aumentar a sensação de bem-estar, relaxamento e felicidade em geral.
A melhora na saúde psicológica gera efeitos positivos também na atenção, levando a uma melhor qualidade de vida.
Todas essas características não são essenciais apenas para o bom desempenho esportivo. Todo cidadão precisa ter noções de respeito com o próximo, disciplina e saber como conviver bem em sociedade.
Portanto, as atividades realizadas pela Associação Unipa transcendem o campo esportivo. Os participantes aprendem diversos conceitos e desenvolvem habilidades físicas e sociais que ajudam na formação da sua personalidade e caráter, moldando o futuro dessas pessoas.
O esporte no Brasil também é um meio de ascensão social, sobretudo aos jovens provenientes de camadas sociais menos favorecidas. Cada vez mais, os projetos sociais esportivos têm desempenhado um importante papel na sociedade, sendo, inclusive, oportunidade de mudança de vida, ascensão social e destaque no cenário nacional.
Todo atleta jovem sonha ser um campeão e ajudar financeiramente a sua família. Existem muitos exemplos de jovens que vieram de uma classe social baixa e conseguiram, pela prática de esportes, melhorar suas condições de vida e também ajudar financeiramente suas famílias.
O esporte é, nesse contexto, uma importante arma social, não só para aproximar diferentes culturas e integrar pessoas, mas também melhorar as condições de vida de um cidadão e, por consequência, de toda uma família.
Contudo, na maioria das vezes, não adianta o atleta ser o melhor, pois ele precisa ter oportunidade, recursos e receber apoio para o seu desenvolvimento. E parte da população brasileira não usufrui esses mecanismos sociais includentes, encontrando uma delimitação para a entrada de jovens nos melhores centros de esportes.
Fica clara a importância da Associação Unipa oportunizando e apoiando esses jovens para a prática esportiva na cidade de Foz do Iguaçu. O nosso objetivo é dar acesso, incentivar e apoiar jovens atletas em treinamentos e diversas competições, além de contribuir para a descoberta de novos talentos no esporte.
Realizando as “peneiras”, escolhemos os melhores atletas e revelamos talentos no esporte.
Por consequência, a instituição tem obtido sucesso na formação de atletas de alto nível. A Associação Unipa realiza sonhos e transforma vidas por meio do projeto esportivo que executa.
A presença do ídolo é fundamental para atrairmos o público para as competições como também para alimentar o sonho e o desejo de muitos jovens que querem superar a técnica ou as conquistas alcançadas pelo ídolo.
O esporte precisa de ídolos. São fontes de inspiração para os mais jovens. São eles quem fazem os torcedores, os atletas amadores e o público em geral sonhar. São eles que fazem a engrenagem dos esportes girar em termos comerciais, de marketing e como espetáculo.
Como exemplos, podemos citar Joaquim Cruz, que mantém acesa sua áurea desde os anos 1980 com o seu ouro olímpico; José João da Silva, que trouxe o orgulho brasileiro à tona ao vencer a Corrida de São Silvestre depois de anos de domínio estrangeiro; Vanderlei Cordeiro; por seu bronze olímpico que valeu mais que ouro; e Gustavo Kuerten, condecorado com posição no Hall da Fama da Associação de Tenistas Profissionais. Tricampeão de Roland-Garros, é considerado o maior tenista masculino da história do Brasil e um dos maiores tenistas da história do tênis mundial.
No futsal, o atleta Falcão, considerado um dos melhores jogadores de todos os tempos. Por quatro vezes (2004, 2008, 2011 e 2012), Falcão foi eleito pela FIFA o melhor jogador de futsal do mundo.
São alguns dos exemplos que mostram que os ídolos têm seu papel insubstituível.
O esporte, ligado à paixão e às emoções, aproxima diversos tipos de públicos, que acompanham e torcem pela vitória. Quando se investe em marketing esportivo, a marca acompanha a exposição, abrindo um espaço na mente das pessoas, consolidando uma imagem confiável da organização. Os benefícios são projeção de marca, visibilidade sem custo, simpatia e reconhecimento perante o público e mídia – o que agrega valor à marca no mercado.
Ao patrocinar atletas e equipes, a empresa insere recursos para colher retornos relacionados aos resultados, conquistas, vitórias, recordes e bons exemplos dos esportistas. Para isso, cinco fatores são fundamentais: boa imagem, ampla cobertura da mídia, bom desempenho, um calendário de eventos estabelecido e credibilidade da modalidade.
Com um planejamento estruturado e uma gestão profissional, o Foz Cataratas Futsal oportuniza esses fatores para a exposição da marca Itaipu Binacional em uniformes usados em treinos e competições, em backdrops (painéis que ficam atrás dos esportistas nas coletivas de imprensa), outdoors, placas de arena e cobertura midiática.
O Foz Cataratas Futsal participa da Liga Nacional de Futsal, Taça Brasil de Clubes e Campeonato Paranaense Série Ouro, essas consideradas as principais competições de futsal do Brasil. Esses eventos esportivos têm ampla cobertura da mídia nacional, promovendo o turismo de nossa cidade a milhões de pessoas que assistem aos jogos.
Os membros participantes da Associação Unipa são voluntários e exercem suas funções de forma não remunerada. As nossas atividades são realizadas por pessoas que trabalham em prol da melhoria da coletividade.
A gestão da Unipa segue diretrizes de responsabilidade social, profissionalismo e transparência, desenvolvendo conceitos de gestão empresarial como planejamento estratégico e melhoria contínua.
Promovendo a inserção social da mulher por meio da prática esportiva, a Associação Unipa também desenvolve o futsal feminino. As meninas do Foz Cataratas estão destacando-se, afinal a equipe é bicampeã paranaense sub-15. As meninas do Foz Cataratas Futsal vêm recebendo suporte técnico, apoio e todas as condições para disputar as competições no calendário municipal e estadual.