Um reconhecimento da cidade ao Foz Cataratas Futsal

Proposta do vereador Brayner, aprovada na Câmara, possibilita convênios para impulsionar o esporte e os projetos sociais da UNIPA

aproximadamente 1 mês - por admin@admin.com


Image

Proposta do vereador Brayner, aprovada na Câmara, possibilita convênios para impulsionar o esporte e os projetos sociais da UNIPA

A União Independente de Pais e Atletas (UNIPA), entidade mantenedora do Foz Cataratas Futsal, foi declarada de utilidade pública por meio de projeto aprovado por unanimidade na Câmara Municipal nesta quinta-feira, 10 de outubro de 2019. A iniciativa, de autoria do vereador Jeferson Brayner (Republicanos), segue para sanção do prefeito Chico Brasileiro. Diversos atletas do Foz Cataratas e dirigentes da UNIPA participaram da sessão, acompanhando a discussão e votação do projeto.

 

O proponente Jeferson Brayner foi à tribuna defender a aprovação. “Não podemos deixar o esporte sem apoio. Ele é de extrema relevância para nossa cidade. Essa instituição busca dar oportunidade aos jovens, na busca por um futuro melhor. Tenho certeza que esse projeto irá beneficiar o futuro. Não vai faltar incentivo”, disse. Os demais vereadores se pronunciaram em apoio ao projeto, considerado como uma importante conquista para a entidade.

 

Com a declaração de utilidade pública, a UNIPA terá benefícios e facilidades, dentre elas a possibilidade de assinar convênios com instituições públicas e receber subvenções. “Todos os 15 vereadores votaram a favor e estamos felizes porque a entidade atendeu a todos os requisitos para chegar a essa conquista. Com isso, já estamos conversando para que na discussão do orçamento desse ano, possamos destinar emendas impositivas para ajudar no desenvolvimento das atividades da UNIPA que tem os projetos de incentivo ao esporte de base e com muita determinação mantém forte a equipe do Foz Cataratas Futsal. É um orgulho para a nossa cidade”, declarou Beni Rodrigues.

 

Incentivo ao esporte e função social relevante

A UNIPA, fundada em 19 de março de 2010 tem o objetivo de realizar, incentivar, proporcionar, desenvolver, produzir e implementar programas ou atividades sociais, culturais, esportivas ou assistenciais que contribuam para difusão da prática esportiva. Atualmente a entidade gerencia o Foz Cataratas Futsal e tem como um dos objetivos tirar jovens da ociosidade nos horários de contraturno escolar. “Esse projeto tem todo meu apoio, porque é muito bom quando a gente pode vestir a camisa e dizer que é gente nossa que faz acontecer”, afirmou a vereadora Nanci Rafagnin Andreola (PDT). “Observamos todos os benefícios que o esporte traz, especialmente para a saúde”, destacou a vereadora Inês Weizemann (PSD).

Outros vários vereadores destacaram a importância da instituição. “Essa equipe mostra que um time não ganha sem mais gente trabalhando, desde a cozinheira, o massagista e demais colaboradores que contribuem para o trabalho desses atletas. Externo aqui meu apresso e meu voto favorável a esse projeto”, pontuou o vereador Marcio Rosa (PSD).

 “Agora vocês vão poder fazer parceria com órgão público. Poderão receber emenda para ajudar a instituição. Essa declaração é muito relevante”, explicou o vereador Elizeu Liberato (PL). O vereador Luiz Queiroga (DEM) também se manifestou: “Acredito que um projeto dessa magnitude elenca alguns fatores. Só o fato de responder aos requisitos para aprovação, já sinaliza um comprometimento com os trabalhos prestados. Quero destacar o Adélio, que conheço já há muito tempo, trabalhamos juntos e acompanhamos sua história no esporte. Percebemos uma austeridade enorme na administração, com toda sua seriedade e paixão pelo futebol”.

Dirigentes e atletas comemoram

Dirigentes e atletas do Foz Cataratas que acompanhavam a sessão comemoraram a aprovação do projeto. Adelio Demeterko, presidente do Foz Cataratas, disse que “a importância é grande pelo o que representa o futsal na cidade. É o esporte mais praticado em nosso município e nós cumprimos um papel importante em inspirar, motivar e principalmente aproximar os jovens e adolescentes do esporte. Então, essa missão traz um cunho social muito relevante. Estamos muito felizes com esse reconhecimento hoje, pela Câmara de Vereadores aqui no município”.

O atleta Willian Brandão, que iniciou com 8 anos e idade em um projeto social na região do Porto Meira, o CAIA, foi convidado a integrar o sub-20 do Foz Cataratas e sangrou-se campeão paranaense. Ele foi eleito o melhor sub 20 do Paraná e agora completa cinco anos na equipe profissional adulta em que também foi campeão paranaense na equipe principal no ano passado. “Eu fico muito feliz. Sempre digo que além de jogador eu também sou um torcedor da equipe do Foz Cataratas. Acho que todo jovem tem um sonho, e o meu, era de ser jogador, então fico feliz de poder realizar esse sonho. Além disso, estar podendo ser uma das peças principais da equipe, podendo crescer na carreira, me enche de orgulho e alegria”, desabafou Willian Brandão.

Outro atleta de destaque, Léo Costa, disse que o time tem alcançado importantes conquistas e tem uma proximidade muito grande com a comunidade de Foz do Iguaçu, com os torcedores. “Esse é o meu terceiro ano. No primeiro ano ficamos em terceiro na Liga Nacional. No ano passado fomos campeões paranaenses, e isso, penso que trouxe muito a população para o nosso lado. Além do que a gente tem feito dentro de quadra, tem os projetos sociais e o contato, principalmente com as crianças nos jogos, o que é muito importante”.

FONTE: https://www.fozdoiguacu.pr.leg.br/institucional/noticias/entidade-mantenedora-do-foz-cataratas-e-declarada-de-utilidade-publica

 

Posição Campeonato Paranaense
P V SG
4 Logo foz com estrela 41 12 32
Posição Liga Nacional de Futsal
P V SG
10 Logo foz com estrela 22 7 2